Objetos Deixados no veículo- De Quem é a Responsabilidade?

Cancelamento do plano de saúde
Cancelamento Indevido do Plano de Saúde – Como Resolver?
7 de abril de 2020
Negativação indevida
Negativação Indevida? Saiba o que fazer!
12 de abril de 2020

Objetos deixados no veículo. Normalmente quando deixamos nosso carro em algum estacionamento, pago ou não, nos deparamos com um avido que diz: “NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS NO INTERIOR DO VEÍCULO”

Os estabelecimentos fazem isso como uma manobra para induzir os consumidores, que normalmente não têm a informação correta, a não questionarem, e isso é uma prática ilegal.

Dito isto, a minha intenção é levar essa informação ao maior número de pessoas possível para que os consumidores não sejam enganados.

Para tirar qualquer dúvida com relação a esse tema, o STJ tem a Súmula nº 130 que diz: “A empresa responde perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorrido no seu estacionamento”.

Portanto, qualquer informação de não responsabilização por dano ou furto no veículo é considerado nulo, tendo o estabelecimento a obrigação de reparar eventuais prejuízos.

Pergunta nº 1: Isso também para os estacionamentos gratuitos?

Resposta: Sim! Isso porque a maioria dos estabelecimentos dá a gratuidade no estacionamento justamente para induzir, estimular o cliente a consumir nesse estabelecimento.

Pergunta nº 2: Como eu faço para poder comprovar que eu tive algum prejuízo nesse estacionamento com objetos deixados no veículo?

Resposta: Nesse caso, para ser indenizado de eventuais prejuízos causados, é preciso ter um boletim de ocorrência, testemunhas e notas fiscais comprovando que foi realizada alguma compra nesse estabelecimento no dia do ocorrido.

Se você gostou deste artigo, comente, compartilhe. Caso tenha ficado alguma dúvida ou se tiver alguma sugestão, deixe aqui nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Fale conosco